Atualização das normas teve como base os feedbacks do Relatório de Solicitação de Revisão Abrangente de Informações da Norma IFRS para PMEs.
O International Accounting Standards Board (IASB) publicou, na quinta-feira (8), propostas para atualizar a Norma de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
A atualização tem como objetivo promover melhorias na International Financial Reporting Standards (IFRS) , bem como nas normas para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Entre as alterações está a atualização dos princípios da norma para alinhá-los aos da estrutura conceitual para relatórios financeiros emitidos em 2018 e requisitos simplificados com base na IFRS 13 - Mensuração do Valor Justo e IFRS 15 - Receita de Contratos com Clientes.
O IASB também propôs a atualização da Norma para novos requisitos na IFRS 3 - Combinações de Negócios, IFRS 9 - Instrumentos Financeiros, IFRS 10 - Demonstrações Financeiras Consolidadas e IFRS 11 - Acordos Conjuntos.
A iniciativa tomou como base as propostas contidas no Relatório de Solicitação de Revisão Abrangente de Informações da Norma IFRS para PMEs publicado em 2020. As partes interessadas forneceram informações sobre a estrutura para atualização das normas.
“A Norma de Contabilidade IFRS para PMEs sempre buscou manter os requisitos contábeis o mais simples possível e com boa relação custo-benefício para as empresas. Essas atualizações propostas respondem ao feedback sobre como manter o Padrão atualizado, mantendo sua simplicidade”, afirmou o presidente do IASB, Andreas Barckow.
A íntegra das propostas podem ser acessadas no site da IFRS.